quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tecnologias da Informação e Comunicação aliadas ao Ensino

     Realmente as novas tecnologias se tornam cada vez mais imprescindíveis na vida do professor, precisamos nos atualizar, pois nossos alunos estão se atualizando.
     Temos hoje alunos com celulares que portam sistemas operacionais nos quais a chamada telefônica é só mais uma função do aparelho, as vezes nem sendo  a mais importante, e não é um aluno, são todos. Então porque vamos restringir a utilização destas tecnologia se podemos fazer uso destas e assim fazer com que os alunos se interessem mais pela nossa aula?
     Temos sim que nos atualizar, temos que pelo menos tentar seguir o ritmo dos alunos e aceitar essa nova geração, pois poderemos desta forma tirar proveito disso.
     Com a inclusão, agora presente em todo o pais precisamos lembrar de ensinar para todos. Porém trago o caso dos alunos surdos, que ainda tem certa dificuldade em se integrar a escola. Isto porque o aprendizado dos surdos é muito mais visual e apoiado em quatro pilares como descreve Arnoldo Junior em sua dissertação.
     Necessitamos desta forma propiciar uma aula em que o conteúdo possa ser mostrado visualmente para estes alunos, o que certamente necessitará de mais recursos tecnológicos que uma simples aula em quadro negro.
     Para tanto podemos nos utilizar dos recursos como: Lousas Interativas, Vídeos, Materiais Concretos, Saídas a campo, entre outros.
     Mas é importante verificar que não somente estaremos melhorando a qualidade do nosso ensino para os alunos surdos, mas também melhoraremos o entendimento para toda a turma, pois estaremos agregando uma forma de ensino mais próxima da rotina dos nossos alunos.

2 comentários:

  1. Concordo contigo Felipe, não adianta negarmos ou proibirmos o uso da tecnologia dentro da sala de aula quando ela é parte integrante da nossa vida e de nossos alunos. O mais proveitoso é utilizá-la em proveito do processo de aprendizagem, para torná-lo mais dinâmico e atraente para todos.

    ResponderExcluir
  2. O problema é que muitos professores tem resistência a tecnologia em função de ter medo de não conseguir utilizar esta.

    ResponderExcluir