Minhas melhores experiências como aluno ocorreram na Fundação Liberato, onde me apaixonei definitivamente pela química. Acredito que o contato com os diversos experimentos, as sínteses e as visitas técnicas as empresas foram minhas experiências mais marcantes, e divertidas é claro, pois tudo isso convergia para o G8, como foi denominado por nos o grupo 8, ao qual sempre pertencemos e fazíamos questão de que ficasse este número.
Este grupo foi muito unido, sempre riamos juntos, aprontávamos juntos e íamos para as visitas as empresas juntos. Um destes momentos que mais me marcou foi o incidente com sódio metálico Naº, o qual após a aula de determinação de velocidade de reação dos álcoois eu fui descartar na pia, pois queria ver o sódio pegar fogo com água.
Minha intenção seria colocar o pedacinho restante de Naº sobre a cuba da pia e pingar água lentamente, porém, quando foi colocá-lo na pia o mesmo foi diretamente para o ralo, e segundos depois explodiu, numa explosão leve, que causou um barulho de baixa intensidade mas que iluminou o fundo do cano e seguiu-se com a saída de fumaça branca da pia.
Vídeo do Sódio Metálico explodindo em água com Fenolftaleína (indicador)
Membros do G8:
Felipe Scholl
Cibele Sperb
Denise Kerschner
Fausto Rocha
Não façam isso em casa!!!!
ResponderExcluirQue divertido esse vídeo, e que bom encontrastes amigos de verdade para dividir teus momentos na escola. Vendo como essas aulas te estimularam e fizeram com que tu te apaixonasse pela química, como pensas tuas aulas? Espero que continues sempre inspirador e inspire teus alunos também.
Infelizmente não dá para fazer em casa em função de este material ser comercializado apenas para laboratórios...
ResponderExcluir